4 DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ENCANTAR E FIDELIZAR SEU CLIENTE

03/08/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Seja muito bem-vindo ao nosso Blog, onde postamos conteúdos atualizados e de grande importância para os empresários e para quem deseja empreender. Hoje vamos te dar algumas dicas práticas, com exemplos reais para você fidelizar seu cliente, através do encantamento na experiência de uso do produto/serviço.

Tenha em mente que atender bem seu cliente, de forma rápida, solucionando o problema dele ou entregando um produto de qualidade é sua obrigação! Não existe encantamento se você não resolveu o problema do cliente e/ou entregou um produto com qualidade. O encantamento é muito mais do que isso, é preciso agregar algum valor, fazendo algo que o cliente não está esperando. Então, preparamos algumas dicas para te inspirar e rumo ao encantamento!

 

Dica 1 – Presenteie seu cliente com o mimo.

Pode ser na primeira reunião de fechamento do contrato, ou ao encerrar a compra na sua loja, ou mesmo ao fazer a entrega do lanche na portaria, não importa o seu modelo de negócio, tenha sempre um mimo pronto para entregar ao seu cliente. O mimo pode ser algo bem simples, como: um bombom, um chaveirinho, uma caneta, um lixinho para carro, amostras pequenas do seu produto etc. Essas coisas que comprando em uma maior quantidade você investe muito pouco no sucesso da sua empresa.

Quem não gosta de ganhar um presentinho, não é mesmo? E o cliente ainda pode sair com seu telefone e sua marca para lembrar no seu dia a dia.

Dica 2 – Os bilhetinhos que encantam

Entregue ao seu cliente, junto a compra ou mesmo junto ao cafezinho da reunião pós fechamento, um bilhetinho com o nome do cliente e uma saudação que for mais conveniente ao seu negócio! Para descobrir uma saudação matadora, faça sempre um exercício pensando: qual o seu negócio; qual o seu público-alvo; como seu cliente se sente; o que deixaria seu momento mais feliz. Tudo isso pensado com antecedência, os bilhetes ficam prontos e é só anotar o nome e observar os sorrisos! Toma apenas 30 segundos do seu tempo e você será sempre lembrado por este gesto.

Vamos fazer o exercício na prática para entendermos melhor como isso é aplicável? Então vamos lá:

Exercício 1 (exemplo real):

  • Qual o negócio? Loja de adesivos para quarto de criança.

  • Qual é o público-alvo? Mães e pais aguardando pelo bebê, ou com crianças recém-nascidas, ou passando pelas fases de troca de decoração, pois as crianças estão crescendo. 

  • Como seu cliente se sente? Os pais estão ansiosos para deixar o ambiente mais atraente e charmoso para a criança, ao mesmo tempo podem estar sensíveis pela nova fase desconhecida que está por vir.

  • O que deixaria o momento mais feliz? Algo que o fizesse acreditar que tudo vai dar certo. Que eles são bons pais e saberão como agir.

  • Então, como poderia ser o bilhetinho? Ana, acredite: você está preparada para esta nova fase! Ficamos felizes por ser a sua escolha!   

Exercício 2 (exemplo real):

  • Qual o negócio? Aplicativo de receitas para bebês que estão no início da introdução alimentar.

  • Qual é o público-alvo? Mães de bebês que estão na faixa de 6 meses.

  • Como seu cliente se sente? Normalmente em sobrecarga emocional, exaustas e precisam pensar nas refeições saudáveis para o bebê diariamente.

  • O que deixaria o momento mais feliz? Uma pausa para olhar para ela mesma e ver o quanto está sendo uma mãe maravilhosa.

  • Então, ao abrir o aplicativo, como seria o bilhetinho? Fernanda, parabéns por se dedicar tanto, você é incrível!

Exercício 3:

  • Qual o negócio? Imobiliária.

  • Qual é o público-alvo? Pessoas com interesse em adquirir um imóvel.

  • Como seu cliente se sente? Normalmente insatisfeito com a moradia atual, buscando uma melhor qualidade de vida.

  • O que deixaria seu momento mais feliz? A certeza que está fazendo o negócio certo, que irá morar em um local seguro e confortável.

  • Então, ao entregar as chaves, como seria o bilhetinho? Marcelo, parabéns pela sua escolha. A felicidade irá morar aqui!

Ficou claro? Aplique este exercício ao seu negócio e lembrem-se de trocar os bilhetinhos de tempos em tempos, pois o mesmo cliente irá voltar, com certeza!

Dica 3 – Chame o cliente pelo nome

Quem não gosta de ser tratado pelo seu nome, não é mesmo? Durante o atendimento memorize o nome do cliente. Se quem vai prestar o atendimento tem dificuldade em memorizar o nome do cliente, dê um jeito! Não seja flexível quando o assunto é o encantamento do seu cliente! Utilize algum outro recurso para não se esquecer.

Quer outro exemplo real? Uma barbearia, que ganhou o prêmio top of mind em Sorocaba-SP, deixa uma mensagem com o nome do cliente no espelho. Além de encantar o cliente com a mensagem, como na dica 2, o barbeiro não se esquece do nome do cliente que está sendo atendido e em todo momento o trata pelo nome. Simples, né? Custo baixíssimo com uma caneta e alta satisfação dos clientes.  

Dica 4 – Faça contato após a venda

Entre em contato com seu cliente e pergunte se está satisfeito com o produto, ou com o serviço recebido. Pergunte se foi bem atendido e/ou se seu problema foi solucionado e se tem algo mais que sua empresa possa fazer por ele. Esta é uma ótima oportunidade de fechar uma segunda venda.

Não peça avaliação do serviço! A avaliação você pode mandar por e-mail, ou outro recurso informatizado. O objetivo aqui é encantar e fidelizar!

E vamos novamente ao exemplo real e prático: uma franquia de vacinas, tem por hábito realizar o contato com o cliente 24 horas após a vacina. Quem faz o contato é um profissional de enfermagem, ele pergunta se está tudo bem, se o cliente teve alguma reação e está pronto para responder quaisquer dúvidas dos clientes. Quando o cliente e/ou familiar precisar tomar uma vacina na rede particular, qual local ele irá indicar? Não tenha dúvidas que quem passa por este serviço, indica e volta!  

 

Agora que você já sabe como encantar seu cliente e torná-lo um cliente fiel ao seu negócio, hora de colocar a mão na massa! Reúna a sua equipe e pergunte a eles qual empresa que eles mais gostam, qual local os inspira e o porquê? Pode ser um restaurante, uma loja, qualquer local que eles se sintam muito bem e acolhidos. A partir daí sairão outras ideias inovadoras de encantamento! Pense que você pode ampliar e muito o seu faturamento, mas acima de tudo lembre-se que você não pode perder a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas! É isso o que muda o mundo!

 

Conte com a MoodMade nesta jornada. Juntos iremos além!    

 

Escrito por: Fernanda Cóvos