GESTOR MODERNO E EQUIPE SAUDÁVEL

02/03/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Ser um líder na maioria das empresas hoje, significa acumular uma série de funções e responsabilidades, gerenciando projetos e processos, além é claro, das equipes. Mas, como conseguir fazer diferente na sua empresa? Ser um líder moderno e motivador em meio a tantas funções, reuniões, tarefas e responsabilidades? Complicado, né? Às vezes não sobra tempo sequer para tomar uma água! Qual gestor tem passado por isso? A resposta é: muitos, se não a maioria.

Empresas com modelos de gestão ultrapassada, tem colocado em risco até mesmo a saúde física e mental de seus funcionários, enquanto empresas modernas e visionárias estão preocupadas em manter a qualidade de vida dentro da empresa, afinal funcionário saudável e equilibrado psicologicamente produz muito mais e melhor e, além disso, não troca a empresa pelo concorrente!

Pensando neste cenário atual, aqui neste texto você vai aprender uma série de oportunidades para fazer a diferença com sua equipe e é claro, com você mesmo! Não carregue o fardo da gestão, ela também pode ser leve e prazerosa!

Então, vamos lá?

Vamos começar falando de gestão de benefícios, já ouviu falar nisso? Vem comigo!

 

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

 

Gestão de benefícios nada mais é do que planejar benefícios que motivariam sua equipe, além de salário. Pense em algo voltado para a realidade de seus funcionários e que se enquadre com a cultura da sua empresa. Este benefício pode ser oferecido como recompensa por alguma atividade muito bem desempenhada; ao batimento de metas complexas; ao final de um projeto grande; no aniversário ou mesmo após completar tempo de casa, por exemplo. Pode ser desde um almoço ou jantar num restaurante bem avaliado da cidade com direito a um acompanhante, um salto de paraquedas (lembre-se de avaliar o perfil do seu funcionário!), uma viagem, subsídio para estudos ou intercâmbio, um vale compras, etc. A imaginação pode fluir à vontade e melhor de tudo: você pode construir isso com o seu time. Faça um brainstorm (chuva de ideias) com eles sobre quais seriam prêmios ou benefícios atraentes.

 

FEEDBACK E RECONHECIMENTO

 

Outro ponto importante a ser falado, para manter sua equipe alinhada, motivada e saudável: aplique feedbacks frequentes, porém, lembre-se que o funcionário que só é chamado de tempos em tempos para correções de rotas pode sentir-se muito desmotivado, afinal na visão dele tudo o que faz está errado! Lembre-se de reconhecer quando uma tarefa está sendo bem desempenhada. Quando tudo estiver dentro dos conformes, elogie sua equipe pelo bom desempenho. Diga o que eles estão fazendo de bom. Diga que está feliz por não ter tido ocorrências nos últimos dias. Dê um bom dia e emende com uma frase do tipo: “vocês estão de parabéns, estamos alinhados nas tarefas e tudo caminha conforme planejamos!” Simples, não é mesmo? Faz toda diferença para as pessoas! 

 

LÍDER MOTIVADOR É PARCEIRO

 

Seja parceiro! Sabe quando a empresa está “pegando fogo”? Clientes na espera do atendimento, telefone tocando sem parar, dia de fechamento do caixa, funcionários afastados e outros de férias, tudo junto e misturado? Então, é nessa hora que o gestor deve marcar presença. Não no sentido de cobrar ou monitorar o time, mas sim de fazer junto com eles, colocar a mão na massa, liderar pelo exemplo. Pare o que está fazendo (sim, é difícil, quase impossível, mas pare!) e mostre que você também é parte do time e que pode intervir para amenizar o estresse deste dia complicado. 

 

INOVE, REVEJA SEUS PROCESSOS

 

Inovar é mais fácil do que você imagina, comece revisitando os processos. Faça isso com as pessoas da equipe. Tente reduzir etapas do seu processo, pense se tudo o que se faz de tarefas hoje ainda é importante ou pode ser feito de um jeito mais fácil. Tudo o que você conseguir enxugar de etapas, vai auxiliar a ter uma equipe com mais tempo para focar nos resultados. Se quiser ter mais ideias de inovação no seu negócio, dê uma olhadinha neste MoodCast com a agente de inovação do Sebrae, Thayná Braga.

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

Avalie as competências e habilidades de cada um de seus funcionários no mínimo a cada ano. Uma boa sugestão para a avaliação não ficar maçante, nos casos de grandes equipes, é fazê-la quando o funcionário completar 1 ano de casa, ao invés de deixar aquele mês (normalmente dezembro é o mês mais escolhido!) para avaliar a equipe inteira. Isso além de ser exaustivo para o gestor, não é nada produtivo.

Uma avaliação bem aplicada requer tempo e planejamento. Se dedique para este momento, afinal você não está “cumprindo tabela”, mas sim impactando a vida de alguém! Alinhe quais são os pontos que seu funcionário está desempenhando bem e quais precisam de mais estudo ou esforço. Mostre como ele pode evoluir profissionalmente. Incentive-o a pensar “fora da caixa”! Muitas vezes, o gestor incentivará pessoa até mesmo a sonhar. Isso mesmo que você leu: a sonhar! Uma pessoa sem sonhos não tem motivação para sair de casa todos os dias no mesmo horário e desempenhar bem suas tarefas. Avalie o desempenho e o momento de vida de cada um, em particular. Esteja atento para ser um momento apenas do funcionário com o gestor. Nada de intercorrências no meio da conversa, telefone tocando. Não. Pare e dedique seu tempo. Se tiver possibilidade, leve-o a outro ambiente fora da empresa, um jardim, uma cafeteria calma. É um momento especial para a empresa, para o gestor e para o funcionário e merece sua atenção. Isso irá refletir positivamente e te trará muitos resultados futuros.  

 

ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL E AO CLIMA NO TRABALHO

 

Esteja atento ao clima. Observe se a equipe tem tido um bom relacionamento, converse com eles sobre isso, mas saiba que terá que observar e “pescar nas entrelinhas”. Sabe aquela hora do cafezinho? Uma ótima hora para observar!  Se suspeitar que algo não anda bem, aplique uma avaliação de clima na sua empresa. Um ambiente harmonioso de trabalho permite um melhor desempenho da equipe e resultados absurdamente melhores na sua empresa. Foque nisso.

Observe ainda se algum de seus funcionários tem apresentado sintomas de burnout, se suspeitar disso incentive-o a procurar um profissional. Temos um MoodCast sobre este tema, com a psicóloga Glaucia Almeida, passa lá conferir!

 

PERFIL E FUNÇÃO EXERCIDA

 

Sabe aquele funcionário ótimo em várias habilidades, mas que não tem entregado o que a empresa precisa? Será que ele está na função certa? Será que o líder está orientando-o como ele precisa ser orientado?

Vou contratar um funcionário novo, seu perfil está adequado ao cargo?

Isso tudo e mais um pouco pode ser descoberto em poucos minutos com uma metodologia chamada DISC. Se tiver interesse em aplicar, a MoodMade te enviará o relatório de cada funcionário. Saiba mais

 

ATENTE-SE À LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

 

Após este momento marcante de pandemia, algumas leis sofreram ajustes. Fique ligado nas novidades com o advogado trabalhista Lucas Pannunzio neste MoodCast e não corra nenhum risco de “dor de cabeça” futuro.

 

TENHA POLÍTICAS BEM ESCRITAS E APLICADAS

 

Políticas bem definidas dentro de sua empresa geram segurança nas tomadas de decisões, ajudando inclusive na gestão de tempo, além de proporcionar melhores resultados na qualidade do seu serviço/produto. Não sabe por onde começar? Entre em contato com a MoodMade!

 

EQUILÍBRIO PROFISSIONAL

 

Caro gestor, ter uma empresa bem-sucedida, com funcionários felizes e saudáveis não é utopia! É realidade. Existem ferramentas que medem e orientam você e seu time em como atingir o equilíbrio nos vários âmbitos da vida! Uma dessas ferramentas é tão simples, porém ainda pouco conhecida, a roda da vida! Veja a descrição dela, baixe, aplique com você, até mesmo com seus familiares e oriente seu time!

 

Concluindo, uma gestão moderna e visionária traz resultados positivos para a empresa, para o gestor e para o time. Não há contraindicação, há apenas dedicação e cabeça aberta para fazer diferente de como sempre foi feito. Vem fazer parte deste time de líderes diferenciados!

Se precisar de ajuda, conte com a MoodMade. Juntos podemos ir além!

 

 Escrito por: Fernanda Cóvos