HISTÓRIAS QUE INSPIRAM - MARCIO BERTASSO

25/05/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Olá, caro amigo leitor, que bom tê-lo conosco novamente! Preparamos uma série de 4 histórias de sucesso que farão a diferença na sua jornada empreendedora. Vamos começar? Vem com a Mood!

 

Marcio Bertasso – Há 6 anos tornando a jornada de trabalho em Sorocaba mais leve e prazerosa!

 

Essa história começou em 2005. Márcio ainda era gerente da Caixa Econômica Federal e sempre muito ligado com os eventos culturais da cidade. Márcio era (e ainda é) um apaixonado pela música, arte e economia criativa. Tinha um estúdio na garagem de sua casa, onde nas horas livres, se dedicava a projetos musicais autorais tanto de sua banda como de bandas de seus amigos.

Como tudo o que é feito com amor, envolvimento e dedicação é muito bem-feito, em 2015 o estúdio começou a ser muito procurado naturalmente, por outras pessoas que queriam ter a oportunidade de gravar suas músicas num local diferenciado. Então o “sangue empreendedor” entrou em ação e Márcio resolveu abrir as portas do seu estúdio para o público, realizando também alguns eventos de divulgação.

No início de 2016, durante um desses eventos, em uma conversa com as pessoas que ali estavam, Márcio ouviu falar de coworking. Não sabia o que era isso, mas ativou sua curiosidade e foi pesquisar o assunto! Ele ficou tão encantado com o que viu que 6 meses depois, em julho de 2016, transformou o estúdio musical também em um espaço coworking, abrindo as portas para um novo conceito de ambientes de trabalho em Sorocaba. Assim nasceu o Mofo WorkSpaces. E pensa que Márcio só se dedicava à sua empresa? Nada disso meu caro leitor! Ele passava todo o seu dia ainda como funcionário público na Caixa Econômica Federal, onde já estava por 15 anos e, com a ajuda de sua esposa, conseguiu conciliar as altas demandas dos 2 trabalhos por 6 meses. Foi então que Márcio resolveu se dedicar ao seu negócio. Não por não amar sua profissão no banco, mas por não conseguir ver-se por mais 15 anos fazendo a mesma coisa! Embora o seu trabalho lhe proporcionasse estabilidade, segurança e benefícios, ele precisava crescer internamente, expandir seu mundo profissional!  E assim ele fez! Ele se preparou financeiramente e em janeiro de 2017 decidiu recomeçar “do zero”, passando a se dedicar exclusivamente à sua empresa, a Mofo!

Com muita dedicação, colocando sua identidade em cada detalhe e com o objetivo de proporcionar uma jornada de trabalho mais leve e prazerosa para seus clientes, oferecendo um espaço que vai além do óbvio e da necessidade primária de um local de trabalho, hoje são 3 unidades do Mofo: a Unidade Casa (onde tudo começou, com o estúdio na garagem), a Unidade Galpão (onde está localizado o espaço coworking café) e a recém-nascida Unidade Escola Portal, um conceito inovador para os pais que precisam levar seus filhos para a escola e não podem perder tempo de deslocamento até o escritório!

 

Como o Mofo cresceu 3 unidades e hoje tem mais de 350 recomendações no Google, sendo o coworking mais recomendado em Sorocaba?

Márcio explica:

“Não é oferecer mesa, cadeira e internet! É entregar bem-estar, acolhimento e uma experiência única em cada ambiente! O local de trabalho não precisa ser chato. Há estímulos importantes que tornam as pessoas mais colaborativas e o Mofo oferece tudo isso.

Aqui as pessoas trabalham de forma mais leve e harmoniosa, fazem laços profissionais e para a vida, por isso gostamos do lema: seus novos colegas AMIGOS de trabalho estão aqui! As pessoas que fazem home-office e não vão para a empresa, também sentem falta desta troca natural entre pessoas.”

E para quem está neste momento dilemático da vida profissional, pensando em empreender, mas inseguro de sair do CLT, Marcio Bertasso dá 4 super dicas:

 

Dica 1: “Planeje! Eu comecei sem planejar, fui aprendendo com as portas abertas, mas isso me custou tempo e dinheiro. Virtualize ao máximo seu negócio antes de ir para a prática. Pense em qual será o seu diferencial, o que você vai oferecer aos seus clientes. Faça benchmarking, conheça seus possíveis parceiros e concorrentes. Sonhe, mas sonhe de forma planejada e organizada.”

 

Dica 2: “Não faça para seus amigos achando que eles vão comprar de você. Faça algo que você acredita, algo que vai ter a sua identidade.”

 

Dica 3: “Estude muito, faça acontecer e se mostre para que as pessoas te encontrem. Não dá para começar empreender hoje nenhum tipo de negócio sem ter rede social, site e Google Meu Negócio. Você precisa garantir que a experiência seja legal, desde o virtual até o real, quando o cliente chegar até você. Caso contrário, você não consegue converter e depois fidelizar a venda. Lembre-se ainda que: um primeiro minuto de impressão ruim pode impactar definitivamente o cliente.”

 

Dica 4: “Diversifique seu o portfólio e flexibilize os formatos de seus serviços e produtos para compensar as sazonalidades. Não foque em um único serviço e mantenha o olhar apurado, olhando como o cliente olha.”

 

E pensa que esse empreendedor nato para por aí? Nada disso! Marcio além de gerir suas 3 unidades, segue firme no seu propósito de transformar os ambientes profissionais em Sorocaba. Em parceria com a designer de interiores Angélica Camargo e o arquiteto Júlio Navaz, ele realiza consultorias que ajudam as empresas a repensarem o seu espaço de trabalho, tornando-o mais colaborativo, estimulando as pessoas a manterem o engajamento profissional e o bem-estar no escritório.

E seu gosto pela arte e cultura também o fizeram ir além. Márcio é o idealizador da Feira Selvagem em Sorocaba, junto com seus parceiros e incentivadores Beatriz Martinhão (empreendedora na MyMobb) e Rafael Augusto (criador do Selo Criativo Lobotomia), um evento cultural que reúne arte, gastronomia e boa música, valorizando os artistas e artesãos de Sorocaba. Se quiser saber mais sobre a Feira Selvagem basta acessar aqui.  

 E então, pronto para empreender ou mesmo alavancar seu negócio? A Mood está com você nesta jornada!

Acompanhe nosso Blog que tem mais histórias de sucesso chegando por aqui!

Até breve!

 

Escrito por: Fernanda Cóvos