LA CASA DE PAPEL - O QUE SUA EMPRESA TEM A VER COM O ROUBO DA CASA DA MOEDA E DO BANCO CENTRAL DA ESPANHA?

13/04/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Já parou para pensar que, além de ser muito viciante, a série de língua não inglesa mais assistida na Netflix pode te dar boas dicas de gestão na sua empresa? É isso mesmo, La Casa de Papel, mostra claramente estratégias de um planejamento de resultados! Então prepara a pipoca e o bloco de anotações para os insights que virão e vem com a Mood nesta leitura imperdível.

 

Passo 1 – Planejar, planejar e planejar!

O primeiro passo de Sérgio Marquina (o Professor), em La Casa de Papel para conseguir efetuar o roubo à Casa da Moeda e ao Banco Central da Espanha, foi realizar um excelente planejamento estratégico. O roubo em si foi executado em alguns dias, mas o planejamento durou anos.

É claro que aí na sua empresa, o planejamento não pode durar anos, não é mesmo? Aliás, na maioria das empresas, o que ocorre é que temos que “consertar o avião em pleno voo”. Mas o que tiramos de lição nisso, é que o planejamento deve ser a etapa mais demorada para o sucesso dos seus projetos. Um planejamento bem-feito, poupa muito mais tempo e dinheiro do que um que foi feito às pressas, ou de forma não estruturada. Invista tempo e empenho nesta fase, pois além de tudo ela credibiliza sua empresa e dá base para sua equipe saber para onde deve seguir, evitando a desmotivação com tarefas repentinas que surgem a todo momento e ninguém mais sabe o motivo de estar trabalhando tanto!

Mas, o que vou planejar? A série La Casa de Papel mostra um planejamento incrível com um alvo muito bem definido, onde todos que participariam deste plano sabiam muito bem qual seria o seu papel em cada etapa. Trazendo para nossa realidade empresarial, é preciso ter a filosofia da empresa muito bem definida e comunicada com todo time. Todos devem saber para onde a empresa vai, onde ela quer chegar e quais serão as formas de alcançar este resultado. Não menos importante é a etapa da definição das metas de forma clara, com subsequentes tarefas, responsáveis e prazos. Receita infalível, se bem desenhada o sucesso é certo!

Lembra também das cenas onde os personagens estavam em sala de aula? Sim, foram muitas cenas assim! Eles aprenderam inclusive como realizar pequenas cirurgias, caso fosse necessário durante o roubo. Portanto, não pule esta importante etapa do planejamento. Para garantir que todos saibam como trabalhar, o treinamento é essencial para o atingimento dos resultados esperados. Treine, retreine. Comunique-se com sua equipe. Tire as dúvidas.

 

Passo 2 – Ter as pessoas com o perfil que o seu plano precisa.

Cada pessoa tem um perfil diferente de trabalho e um conjunto de habilidades únicas, se enquadrando melhor em determinadas funções. Na série, para que o plano fosse bem-sucedido, o Professor precisava das pessoas certas. O Rio foi “contratado” pois tinha incríveis habilidades com a informática; a Nairóbi tinha uma enorme capacidade de liderar com motivação, sendo organizada e focada nos resultados, habilidades perfeitas para executar a tarefa de coordenar a impressão das notas na Casa da Moeda. O Bogotá possuía alta experiência com mergulho e soldagem, sendo perfeito para a fase de extração de ouro do cofre inundável. Entende a importância de ter as pessoas certas, executando as tarefas que lhe são compatíveis?

O serviço de desenvolvimento da MoodMade trabalha esse conceito e ajuda sua empresa a identificar os perfis e habilidades da sua equipe, através da ferramenta DISC que traça o perfil exato de cada funcionário. Se precisar de ajuda conte conosco.

 

Passo 3 - Conheça seus concorrentes

Na série, os responsáveis por arquitetar todo o plano, conheciam a fundo seus inimigos. O Professor encontrou nos policiais vulnerabilidades que permitiram a conquista de muitas etapas. Ele também sabia os pontos fortes que precisava driblar.

No mercado de trabalho não é diferente. Não que tenhamos que tratar nossos concorrentes como inimigos, muito longe disso! Mas precisamos conhecer os pontos fortes e fracos do mercado concorrente. Precisamos fazer bem algumas coisas e muitíssimo bem outras. É preciso ter um diferencial competitivo. Faça um exercício analisando o mercado e verifique seus pontos fortes, fracos e qual seu diferencial.

Se precisar contratar a análise de mercado ou de uma pesquisa de cliente oculto, nós temos essas soluções para você.

 

Passo 4 – Delegar e acompanhar

Por todo o tempo durante a execução do plano, Sérgio mantinha contato com sua equipe, delegava as próximas ações, alinhava novos passos se alguma coisa estava saindo do combinado. Ele estava no comando, mesmo do lado de fora, longe do local da ação. Em todo o stress das cenas de roubo, eles sabiam que tinham uma espécie de protetor do lado de fora, que estaria guiando todas as etapas do assalto e traria novas soluções se fosse preciso. O Professor nunca abandonou seu time!

Assim deve ser aí na sua empresa, os líderes devem andar junto com o time, acompanhando as ações, verificando a necessidade de novas tarefas, auxiliando nas dificuldades de cada um e, ainda, gerenciando os conflitos que possam surgir no meio do caminho. Tarefa nada fácil, né? Por isso a importância de ter líderes preparados. Não promova alguém a líder porque conhece os processos e tem bastante tempo de casa. A capacidade de liderar vai muito além disso.

 

Passo 5 – Gerencie seus riscos

Nas temporadas da série por algumas vezes vimos a necessidade de iniciar novos planos. Lembra do plano “Cavalo de Troia” e do plano “Chernobyl”? Então, o professor conhecia os possíveis riscos do caminho e tinha preparado os planos de emergência para que, mesmo desviando a rota, seu alvo fosse atingido.

Assim também deve ocorrer na sua empresa. Esteja preparado para mudar de rota e executar o plano A, B ou C se for preciso. A vida é dinâmica. Em 2020 no Brasil, poucos falavam que o lockdown seria uma realidade tão longa! Portanto é importante incluir no seu planejamento, os riscos do seu negócio e definir qual a melhor rota a tomar. Pesquise o mercado, qual empresa de sua área deu errado? Qual perdeu dinheiro? Qual erro você cometeu que achou que iria dar certo e não deu? Como você deveria ter feito para que tivesse dado certo? Junte seu time e faça várias perguntas como esta para conseguir prever possíveis riscos ao seu negócio. Mapeados seus riscos, pense em como você pode agir em cada um deles.

 

Passo 6 - Improvise com bases sólidas.

É claro que não dá para pensar em tudo e prever o futuro, mas assim como fez o Professor Marquina e sua equipe, após realizar todo esse exercício descrito nos passos anteriores, podemos afirmar que você está muito mais preparado para o improviso, se ele for necessário. Você sabe muito bem onde quer chegar, conhece o mercado, conhece seu time e seu diferencial e já calculou várias possíveis correções de rota que pode precisar tomar. Sua empresa está mais robusta e madura. Execute seu plano com confiança! 

 

Bom, se você ainda não assistiu La Casa de Papel, agora que você já sabe como o Professor e seu time podem te inspirar a atingir seu máximo potencial, corre maratonar nesta superprodução espanhola.

 

Escrito por: Fernanda Cóvos