POLÍTICAS INTERNAS - NECESSIDADE OU MERA FORMALIDADE?

11/05/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Olá, caro leitor, hoje vamos falar das Políticas Internas da sua empresa, será que realmente devo investir tempo nelas? Seriam mesmo necessárias ou mera formalidade? Vem cá que a Mood trouxe 3 exemplos de situações fictícias, porém muito reais, que farão você tomar a melhor decisão para o seu negócio.

 

1ª Situação: Cada pessoa gosta de se vestir de uma forma!

Imagine uma bela manhã de sexta-feira, casual day, todos vestidos de forma mais despojada na empresa. Eis que entra na sala a recepcionista Ana, vestida com uma camiseta de partido político, com frases mais agressivas. O chefe logo pensa: “como ela vai atender os clientes assim? Oh céus, o que fazer agora? Acho melhor deixá-la hoje em funções internas para não comprometer a imagem da empresa com os clientes.” E mobiliza toda a equipe para mudar a função, perdendo aquele precioso tempo resolvendo este problema. Horas depois chega a Larissa, uma jovem funcionária com um vestido muito curto e decotado e ao lado dela o estagiário Paulo, com uma bela bermuda corte slim, afinal está calor e ele vai dali direto para happy hour!

Conclusão: se sua empresa tivesse uma Política de Vestimentas bem escrita, todos saberiam o que é ou não permitido. Lembre-se: a imagem da sua empresa é você quem decide! Pense bem nela, deixe bem claro a todos qual o padrão e qual imagem eles precisam transmitir para o cliente enquanto estão no expediente.

 

2ª Situação: Só mais um drink!

Carlos é um excelente vendedor na empresa e, durante uma negociação importantíssima, é convidado para um almoço de negócios com o cliente, eles pedem uns drinks e como a conversa e a negociação foram fluindo muito bem, Carlos exagera um pouquinho na bebida. Carlos fora de si, não representou os ideais e a filosofia da empresa, fez piadas de mal gosto, foi impreciso nas informações e ainda revelou detalhes confidenciais da empresa. Nem preciso dizer que ele perdeu a venda, né?

Já vimos casos em eventos empresariais, onde pelo exagero da bebida o funcionário foi acusado de assédio! Grave não é mesmo? Então trate de elaborar em detalhes a Política de Álcool e Outras Drogas para sua empresa. Deixe claro se pode beber, o que pode beber, quando pode beber, em qual situação não pode beber e se for permissivo à ingestão de álcool, deixe bem explícito o volume que pode ser ingerido. Não dependa do bom senso, cuide e proteja a imagem da sua empresa!

 

3ª Situação: Ninguém vai saber! 

Adriana foi contratada para o setor financeiro da empresa, passou na experiência e estava indo muitíssimo bem em seu novo cargo, porém, presencia uma situação muito desagradável envolvendo seu chefe direto. Adriana não sabe o que fazer e fica extremamente abalada com o ocorrido. Ela pede demissão na manhã seguinte e a empresa perde um talento inestimável. Antônio, o empreendedor que a contratou sente muito e não entende o motivo de sua saída. Ele não teve sequer a oportunidade de corrigir a postura do líder da Adriana, afinal, não ficou nem sabendo do ocorrido.   

Este é apenas um dos muitos exemplos de problemas que os empresários enfrentam quando não pensam em escrever com capricho sua Política de Notificação de Ocorrências. Os funcionários precisam saber onde notificar ocorrências, sejam elas quais forem, desde ocorrências rotineiras de processos, até casos mais graves onde se deve inclusive proteger a identidade do relator. Esteja atento a isto na sua empresa. Não permita que nada que saia do esperado seja “varrido pra baixo do tapete”. Mostre o caminho para a notificação e trate a ocorrência como um processo de melhoria importante, afinal, ela é uma ótima oportunidade para você amadurecer seus processos e sua equipe!

 

Bom, se você não tinha pensado sobre estes pontos, saiba que as Políticas Internas não são mera formalidade. Elas fazem parte da estratégia do seu negócio, norteiam sua equipe, mantém a qualidade da operação e a integridade da imagem da sua empresa.

Foi por isso que, pensando em te auxiliar nesta missão importante, separamos uma listinha das principais Políticas e Códigos Internos, para você fazer o check list do que vai precisar para seu negócio:

·         Política de Cartão de Crédito.

·         Política De Redes Sociais;

·         Política De Segurança Cibernética;

·         Política De Conflito de Interesse;

·         Política De Álcool e Outras Drogas;

·         Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente;

·         Política de Cargos e Salários;

·         Política de Contexto Interno e Externo;

·         Política de Vestimenta;

·         Política de Proteção de Dados;

·         Política de Confiança;

·         Política de Notificação de Ocorrências;

·         Código de Conduta e

·         Código de Responsabilidade da Liderança;

 

Se você não souber por onde começar, saiba que a MoodMade tem grande habilidade para escrever com você as políticas para sua empresa.

Conte com a gente! Juntos podemos ir além!

 

Escrito por: Fernanda Cóvos