CASAL QUE TRABALHA JUNTO DÁ CERTO?

07/06/2023 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Olá, queridos leitores! Muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, possuem gestão bastante familiar, onde o casal gerencia juntos o seu negócio.

 

Mas afinal de contas, dá certo o casal trabalhar junto?

A resposta é SIM, mas alguns cuidados precisam ser tomados a fim de manter a sanidade mental deste casal e a saúde da empresa:

 

  • Equilíbrio é a principal chave do sucesso desta relação pessoal/profissional.

Quando um casal passa o dia todo juntos, é normal que num primeiro momento falem de assuntos de trabalho em casa. E tudo bem! O cuidado tem que ser apenas o de não exagerar. É preciso ter outros assuntos em casa, fazer programas familiares esquecendo o foco profissional da relação, pois a cabeça precisa se “desligar” dos problemas empresariais. É preciso ter momentos de lazer entre o casal!

 

  • Respeito e cordialidade, vocês não estão em casa!

Conhece a frase: “Te dou dinheiro, mas não te dou liberdade”? Isso porque quando se têm muita liberdade com a outra pessoa, podemos não nos dar conta que certas brincadeiras ou palavras podem não soar muito bem fora de casa! Brincadeiras que em ambientes não profissionais podem ser um carinho ou descontração, podem ser uma ofensa ou um desrespeito se feitas na frente de funcionários ou clientes.

Quando temos muita intimidade e passamos muito tempo com a mesma pessoa, não podemos nos esquecer de utilizar tratos mais finos e cordiais no ambiente corporativo. Apelidos carinhosos também podem virar motivos de chacotas internas e, portanto, passam a ser um desrespeito com o outro.  

 

  • Mesmo um casal em sintonia, não tem bola de cristal.

Não é porque vocês se conhecem muito bem que conseguirão adivinhar o que o outro pensa! A comunicação no ambiente corporativo deve ser bem alinhada, evitando suposições e surpresinhas. Isso porque muitas pessoas são muito mais rígidas e detalhistas com questões profissionais do que pessoais, ou seja, o que em casa é bem tolerado quando sai errado (um jantar que queimou, um presente que não agradou tanto quando gostaria etc.) pode não ser bem aceito no âmbito profissional! Por isso, comuniquem-se!

 

  • Não traga os desentendimentos profissionais para a relação.

No trabalho, é comum que cada um faça o melhor que pode, do seu jeito. Porém, como qualquer relação profissional, podem surgir fatos que desabonem o outro: um projeto que não foi entregue no prazo; um esquecimento que levou a uma insatisfação do cliente, enfim... errar é humano e entre vocês vão existir falhas de processo!

Se alguém se chatear, utilize a relação pessoal e a intimidade a favor do casal, deixando de lado toda chateação profissional. Em momentos desafiadores, lembre-se do que te encantou nesta pessoa! O que mais você admira nela? Nunca foque no negativo!

 

 

Escrito por: Fernanda Cóvos