COMO FAZER A MATRIZ DE RISCOS DA SUA EMPRESA

15/02/2023 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

Olá, querido leitor! Hoje vamos te ensinar como fazer esta “linda bola de cristal” chamada MATRIZ DE RISCOS aí na sua empresa.

Primeiramente, baixe seu modelo de MATRIZ DE RISCOS gratuitamente aqui no nosso site! 

E bora pensar nos RISCOS! Mas, o que é mesmo um risco?

Risco é tudo o que pode falhar no seu negócio, que afete qualquer uma das áreas da sua empresa. Abra sua matriz e na aba “coloque-a em prática” comece a pensar nos riscos de cada área e faça uma lista na coluna A:

  • Na perspectiva financeira, quais os riscos do meu negócio? Liste-os.

  • Depois vá para a perspectiva clientes/mercado e pense: o que quando acontece ou se acontecer, pode impactar no meu cliente ou no mercado em que atuo? Liste-os também.

  • Depois comece a pensar em seus processos: o que já deu errado nas rotinas de trabalho? O que mais chega de problema de processo para os gestores resolverem? O que se falhar impacta na qualidade do seu serviço/produto? Continue a lista.

  • Agora pense nas pessoas: relacionado à mão de obra, o que, se falhar, impacta no meu serviço/produto?

  • Por último, pense também nos riscos prediais e ergonômicos do seu negócio.

 Pronto, primeira parte vencida!

 Agora vamos pensar nos FATORES DE RISCO, ou seja, o que leva o risco a ocorrer e

para cada risco identificado, escreva os fatores de risco na coluna B, em frente a cada risco correspondente.

 Se não entendeu o que é o FATOR DE RISCO, não se preocupe que tudo vai “clarear” com os exemplos abaixo:

 

Exemplo 1:

  • Risco: Incêndio.

  • Fatores de risco: Equipamentos ligados com alto poder de aquecimento; combustíveis e comburentes próximos; alta temperatura.

 

Exemplo 2:

  • Risco: Atraso na Entrega do Produto

  • Fatores de risco: Falta de matéria-prima; alta demanda; falta de mão de obra capacitada; prazo de entrega mal calculado.

 

Exemplo 3:

  • Risco: Serviço prestado com má qualidade.

  • Fatores de risco: Falta de capacitação dos colaboradores; falta de conhecimento técnico específico; falta de comprometimento da equipe.

 

Muito bem! Grande parte do trabalho já foi feito! Agora é a hora boa! A Hora de pensar em COMO EVITAR OU MITIGAR estes riscos. Para isso, você vai sempre olhar para o FATOR DE RISCO da coluna B.

Vamos ajudar continuando os exemplos anteriores:

 

Exemplo 1:

  • Risco: Incêndio.

  • Fatores de risco: Equipamentos ligados com alto poder de aquecimento; combustíveis e comburentes próximos; alta temperatura.

  • Ações para evitar/mitigar o risco: Pense: como posso atuar no fator “equipamentos ligados com alto poder de aquecimento”? Resposta: posso ter ventiladores/ventoinhas específicas que diminuem a temperatura local, por exemplo! E como posso atuar com relação ao segundo fator “combustíveis e comburentes próximos”? Posso fazer um mapeamento de riscos no local e separar por uma distância segura os combustíveis dos comburentes! E para o fator “alta temperatura”? Posso instalar sistema de refrigeração ou ainda sensores de temperatura!

 

Exemplo 2:

  • Risco: Atraso na Entrega do Produto

  • Fatores de risco: Falta de matéria-prima; alta demanda; falta de mão de obra capacitada; prazo de entrega mal calculado.

  • Ações para evitar/mitigar o risco: Pense: como posso atuar no fator “falta de matéria prima”? Posso prever mais de um fornecedor de matérias-primas que são críticas para entrega do meu produto. Se um fornecedor falhar tenho uma contingência. E no fator “alta demanda”, como posso atuar? Posso avaliar as sazonalidades do meu negócio e pensa numa ampliação de colaboradores temporários! E assim por diante observando cada fator de risco.

 

Exemplo 3:

  • Risco: Serviço prestado com má qualidade.

  • Fatores de risco: Falta de capacitação dos colaboradores; falta de conhecimento técnico específico; falta de comprometimento da equipe.

  • Ações para evitar/mitigar o risco: Pense: como posso atuar no fator “falta de capacitação dos colaboradores”? Devo ter um plano de treinamentos que os mantenha atualizados com os padrões de qualidade que eu almejo na empresa!

E assim por diante, pensando em soluções para cada fator de risco que identificou!

 

Na coluna C escreva as ações, assim como os exemplos supracitados.

Terminado isso, hora de mapear a frequência e o impacto de cada risco identificado, ou seja, quantas vezes ele já aconteceu no período de um ano? Quando este risco acontece, qual o impacto que ele causa? Siga as tabelas de probabilidade e gravidade apresentada na aba “Conheça a Matriz de Riscos”.

 

Pronto! Você fez a MATRIZ DE RISCOS da sua empresa! Nela você encontrará riscos verdes, amarelos, laranjas e vermelhos.

  • Riscos verdes:

    São aqueles que estão controlados, ou seja, que acontecem com uma frequência muito baixa e quando acontecem não são graves ou impactantes para seu negócio. Normalmente são riscos com práticas de mitigação já utilizadas e que precisam apenas ser mantidas na sua empresa.

  • Riscos amarelos:

    São riscos que acontecem numa frequência moderada, mas quando acontecem podem impactar seu negócio. Estes riscos merecem atenção e as ações pensadas para evitá-los/mitigá-los deve ter uma prioridade média na sua empresa, estando abaixo apenas das ações dos riscos vermelhos.

  • Riscos laranjas e vermelhos:

    São riscos que ocorrem ou poderão ocorrer com uma alta frequência e, se ocorrerem, o impacto para sua empresa é alto ou extremo. As ações dos riscos laranjas e vermelhos são as prioridades na sua empresa!

 

Agora você tem claramente a visão de onde precisa atuar para evitar danos e prejuízos no seu negócio e o melhor de tudo, sabe as ações prioritárias na sua empresa!  Viu só que ferramenta poderosa?

 

Escreve para a gente suas dúvidas sobre RISCOS! Será um prazer poder auxiliar na gestão do seu negócio!

Um grande abraço e até a próxima. 😉🚀

 

Escrito por: Fernanda Cóvos