HOLOCRACIA OU GESTÃO POR LIDERANÇA? QUAL O MELHOR MÉTODO PARA SUA EMPRESA?

16/03/2022 - Autor: MoodMade
Blog MoodMade

HOLOCRACIA OU GESTÃO POR LIDERANÇA? QUAL O MELHOR MÉTODO PARA SUA EMPRESA?

Você sabe o que é holocracia ou está interessado neste modelo moderno de gestão do seu negócio? Está com dúvidas se sua empresa deve migrar para este formato? Vem cá que a Mood te orienta sobre isso!

Holocracia nada mais é do que um modelo de gestão sem liderança, sem hierarquias, a tal gestão horizontal, já ouviu falar?

Foi desenvolvida por Brian J. Robertson e tem como objetivo a rápida resolução dos processos para uma atuação responsiva às dinâmicas do mercado.

Desta forma, para cumprir suas tarefas e responsabilidades de forma assertiva, os colaboradores precisam desenvolver sua autoliderança e criatividade, uma vez que precisam tomar as melhores decisões sem um chefe para se apoiar ou responder pelos seus deslizes. Por isso, esta forma de gerir a empresa sem hierarquia, utilizada pela Zappos, Netiflix, e Vagas.com, além de fortalecer a criatividade da equipe, ainda desenvolve pessoas com a rara habilidade de autogestão.

 

Como saber se a holocracia seria um modelo adequado à minha empresa?

Para responder esta pergunta, olhe primeiramente para a filosofia que sua empresa implementou, e reflita sobre as seguintes questões:

  • Minha filosofia está adequada à cultura do meu negócio?

Olhe para sua missão, visão e para seus valores, eles estão atualizados e comunicam a empresa que você quer ter hoje? Se sua cultura é de uma empresa jovem, ágil e atuante em mercado dinâmico, a holocracia pode se enquadrar muito bem no seu negócio. O ramo jornalístico ou de marketing por exemplo, onde network, criatividade e proatividade devem rolar à solta na equipe, para que a matéria acompanhe os últimos acontecimentos e seja destaque com as notícias mais quentes, este é um modelo de gestão bastante indicado, porém antes de sair tomando esta decisão, avalie bem os pontos a seguir. 

Se sua filosofia está desatualizada, ou ainda se você não parou para pensar em sua missão, visão e valores que você não abre mão para seu negócio, para tudo! Antes de pensar em holocracia você tem uma tarefa importantíssima para o sucesso do seu negócio. Dá uma olhada neste documento que vai te ajudar.

  • Meu negócio precisa desta dinamicidade, ou seja, está em constante mudança de mercado e exige tomadas de decisões rápidas e estratégicas o tempo todo?

Se a resposta aqui for “não”, avalie melhor antes de mudar o sistema de gestão da sua empresa. Cuidado com os modismos! Nem toda empresa consegue adaptar-se a esse modelo de gestão e, na verdade, o que acontece em muitos casos onde não houve o planejamento adequado, é um verdadeiro caos.

Agora se sua resposta for sim, hora de pensar em mais alguns pontos cruciais para a mudança de estratégia.

  • Minha equipe possui o perfil e a maturidade para atuar sem lideranças?

Aqui “o bicho pega”, né? Hora de avaliar muito bem sua equipe, traçando o perfil de cada um. Normalmente, empresas onde os colaboradores são mais jovens, porém com boa experiência de mercado, possuem maior afinidade com a gestão sem liderança. Já empresas com muitos colaboradores inexperientes, que precisam de muita orientação para se desenvolver, este modelo não é nada indicado. Pessoas com dificuldade de gestão de tempo e de autopercepção, também não conseguem se adaptar sem um líder. É preciso cautela e muito planejamento.

Se você não sabe como traçar o perfil da sua equipe, existem ferramentas que te orientam sobre isso. Clica aqui para aprender ainda mais com a MoodMade.

 

Se sua resposta foi positiva nas 3 questões acima, este modelo pode ser ideal para sua empresa! Se esta for a sua decisão, é hora de pensar na transição do modelo de gestão atual para a gestão holocrata; em como vai ser seu processo de gestão e feedback (já que não terá ninguém olhando o especificamente para isso) e em como será a comunicação com todo time (já que vai ser mais complicado juntar todos num mesmo objetivo).

Como fazer isso? Pela complexidade das ações necessárias na implantação e amadurecimento da empresa neste novo método, recomendamos que uma consultoria seja acionada, afinal existem especialistas para te ajudar neste momento ímpar do seu negócio. A planilha PDCA que você encontra aqui no nosso site, também vai te nortear para atingir seus objetivos, organizando suas ações e frentes de trabalho em projetos como este.

 

Existe melhor método para gerir minha empresa?

A resposta é sim! O melhor método é aquele em que sua empresa se alinha estrategicamente para o alcance dos resultados almejados. Não é uma escolha em que depende da nossa vontade de fazer diferente ou de inovar, é uma escolha que deve ser pensada de acordo com a estratégia da sua empresa, afinal cada método possui suas vantagens e desvantagens.  

O tema gera tanta dúvida que a Google fez um experimento para ver se a holocracia seria mesmo tão eficiente assim, separando dois grupos de engenheiros, sendo um com a figura de um líder e uma hierarquia bem definida e outro sem cargos definidos, cada um atuava como preferia. Cada grupo trabalhou um determinado tempo e depois a Google comparou os resultados: o grupo que tinha um líder no modelo de gestão tradicional trouxe mais resultados do que o grupo sem hierarquia.

Então quer dizer que o modelo tradicional é mais eficiente? Não! Quer dizer que existe modelo certo para cada negócio e que definindo o modelo certo, é importante saber como implementá-lo. Não basta dizer: “De agora em diante não temos mais líderes. Todos são livres para criar seus projetos e ideias e possuem autonomia para tomada de decisões nos processos”. Uma ação como esta traria um enorme risco de cada um agir por conta própria e o resultado de um projeto sair um Frankenstein. É preciso fazer a transição com cautela.

 

Não confunda: gestão humanizada e holocracia!

Existe uma ideia de que a holocracia proporciona humanização para os colaboradores. Não necessariamente! A gestão humanizada em nada tem a ver com o modelo de gestão decidido para sua empresa: se possui hierarquia ou não. Em resumo, a humanização é o ato de olhar para seus funcionários e entender o que eles precisam para serem mais produtivos, terem mais qualidade de vida no trabalho, equilibrando pessoal e profissional. É ter o olhar para o perfil de cada um. É uma forma de administração que independe se você possui a gestão tradicional, por lideranças ou a gestão horizontal, holocrata.

Se você quer saber mais sobre gestão e estratégia humanizada, segue o MoodCast na sua plataforma digital preferida, que em breve o empresário e barbeiro Kaíque Duarte, dono do Barba Hall, vencedora do prêmio Top Of Mind em Melhor Barbearia de Sorocaba pela The Best Pesquisas, em 2021, vai te inspirar com um ótimo exemplo disso.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre modelos de gestão aplicados ao seu negócio? Escreve pra gente! Juntos podemos ir além!

 Escrito por: Fernanda Cóvos